WANDERSON DE PAULA - HOMEM DE PALAVRA

..."É necessário que Ele cresça e que eu diminua..."







Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sucesso no exercício profético


Ezequiel quando foi chamado, Deus lhe mostrou visões celestiais, mesmo estando ele na Babilônia, mas é no capítulo 2 que o Senhor lhe revela a quem ele seria enviado, como eles o receberiam, como ele se sentiria no meio deles e como eles receberiam a mensagem, que da parte de Deus, ele traria.
Ezequiel seria enviado a casa de Israel e também as nações, ambas rebeldes para com Deus. Eles o receberiam com semblantes duros e que palavras ofensivas. Ele se sentiria como se estivesse entre espinhos, sarças e escorpiões. E por fim eles não receberiam de bom grado a palavra de Deus, por ele trazida.
Nos dias hodiernos se fala tanto em obter resultados, será que poderíamos dizer que o profeta Ezequiel obteve sucesso como profeta?
Nesta passagem podemos aprender que o êxito pessoal de um profeta não está em obter resultados favoráveis, se assim fosse, poderíamos então dizer que Ezequiel fracassou no exercício de sua missão profética. Estou procurando mostrar que existe uma distinção entre a ação produzida pela palavra e a consciência tranquila, do dever cumprido, pois a mensagem foi entregue como Deus mandou.
O Senhor disse a Ezequiel que deveria falar, quer eles ouvisse ou deixassem de ouvir. Era como se Deus dissesse para Ezequiel: “Não foque o Resultado”. Se ele assim fizesse, certamente se decepcionaria.
Obter êxito na entrega de uma mensagem, por assim dizer, é ser fiel a Deus e ao conteúdo da mensagem, não tirando e não acrescentando nada as palavras.
Nesta linha de raciocínio, um pregador de sucesso, nem sempre (eu disse nem sempre), é o mais ouvido, o que tem mais nome, o que arrasta o maior numero de pessoas para ouvir suas preleções, o que está no topo, o que está sob a luz dos holofotes, o que fala bonito, o que tem os sermões mais técnicos e mais elaborados, aquele se expressa melhor etc. Pregador de sucesso é aquele que não acrescenta nem diminui o conteúdo da palavra a ser pregada. Que não muda o sermão para agradar ou para fazer média com alguém. Que não se entrega aos jargões, entregando-se a preguiça espiritual, deixando de orar e ler a Bíblia constantemente. Que não se envereda pelos caminhos dos modismos teológicos. Que não compromete a mensagem com invencionices da sua própria cabeça, que não tem fundamento e nem uma sólida e verdadeira base Bíblica.
Para que o pregador tenha êxito pessoal e agrade a Deus, deve ser fiel ao entregar a mensagem, não tendo como objetivo principal a popularidade e agenda cheia.
Preguemos a Santa Palavra do Senhor não tendo como fim os resultados visíveis, principalmente os instantâneos e imediatos.
A função do pregador é pregar a palavra e deixar por conta de Deus os resultados, o causar efeito profundo e duradoura é o papel da Palavra (Is. 55.11).

Wanderson de Paula

2 comentários: