WANDERSON DE PAULA - HOMEM DE PALAVRA

..."É necessário que Ele cresça e que eu diminua..."







Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

A necessidade de treinamento.


Um dos problemas que mais atormentam o governo de qualquer país, é o sobe e desce na taxa de emprego. Conseguir emprego é muito difícil.
Com o crescente uso das máquinas, que cada vez são mais sofisticadas, a mão de obra humana, tem se tornado cada vez mais dispensável. Mesmo assim, quando lemos ou assistimos alguns jornais locais, eles fazem algumas propagandas de utilidade publica, nós percebemos que existe um grande número de vagas para emprego. Parece um paradoxo. Como pode haver tantas vagas para trabalhar e tantas pessoas precisando do emprego?
A grande maioria dos empregadores, se não todos, quando abrem vagas, vão dar preferência para os candidatos que tem mais qualificações e experiência, assim podemos concluir que o que falta não é emprego, a carência do mercado de trabalho é de pessoas capacitadas, qualificadas, treinadas para preencher a vaga que o empregador colocou a disposição.
Quando o candidato tem o treinamento necessário, e sabe desempenhar com excelência o trabalho, nenhuma empresa quer abrir mão dele, esse profissional é disputado pelas empresas, podendo escolher a melhor proposta e raramente fica desempregado.
Acredito que Deus, de certo modo, age da mesma forma, a grande diferença é que Deus não escolhe (ou tem preferência) pelos capacitados, mas com toda a certeza, treinará a todos quando os chamar para o trabalho na ceara.
Eu tenho percebido, não só na Bíblia Sagrada, mas também na experiência, que Deus leva mais tempo treinando alguém do que a realização de uma tarefa.
Com José não foi diferente. Ele não foi levado por Deus a ser o governador do Egito da uma hora para outra. Deus levou cerca de 10 a 13 anos o treinado.
Outro caso semelhante é o de Moisés, que sem dúvida alguma, é um dos maiores líderes da Bíblia, mas ele não chegou aonde chegou sem primeiro ser treinado.
A vida de Moisés pode ser dividida em três períodos de quarenta anos:
1º período de quarenta anos Deus permitiu que Moisés fosse criado no Egito preparando-o intelectualmente.
2º período de quarenta anos Deus o levou para o deserto para treinar seu espírito e temperamento.
3º período de quarenta anos Deus o usava para guiar o povo em direção terra prometida.
Assim como no caso de José, Moisés precisava ser preparado.
No segundo caso, dos 120 anos que Moisés viveu, 2/3 de sua vida foram necessários para que estivesse pronto para ser o líder do povo, isso não significa que Moisés era incapaz de cometer alguns erros, como podemos ver lendo a sua biografia.
O treinamento pode variar de pessoa para pessoa. O tempo de treinamento quem determina é Deus. O certo é que quanto maior for a responsabilidade a ser assumida, mais tempo o treinamento terá de durar.
De nossa parte, temos que ter coragem para aceitar o desafio de sermos treinados por Deus.
Perseverança par. não desistir e ir até o fim do treinamento.
Humildade para aceitar quando Deus disser que ainda não estamos prontos.
Ter paciência para não atropelarmos as etapas do treinamento achando que está demorando demais.
Aguardar o tempo e à hora de Deus.
E por último, mas não menos importante, saber reconhecer que aonde se chegou foi porque Deus o levou, tributando a Ele honra e glória.

Wanderson de Paula.

Um comentário:

  1. O DISPREPARO E IMPACIENCIA DE LIDERES TEM SIDO UM TORMENTO NA PREPARAÇÃO DE SEUS LIDERADOS. AS PESSOAS CHEGAM EM NOSSO MEIO NUM DIA AMANHÃ JÁ ESTAMOS COLOCANDO PARA MINISTRA,LIDERAR DEPARTAMENTOS E PRESIDIR; E AS CONSEQUÊNCIAS DISSO SÃO MINITERIOS NAUFRAGANDO POR FALTA DE MATURIDADE NA VIDA.

    BILIGRAN DISSE UM VEZ: " EXISTEM PASTORES ERAMPARA SER VENDEDORES DE BALA. E VENDORES DE BALA QUE ERAM PARA SER PASTORES "

    PB. GENILSON SANTANA

    ResponderExcluir