WANDERSON DE PAULA - HOMEM DE PALAVRA

..."É necessário que Ele cresça e que eu diminua..."







Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pregação equilibrada



Ultimamente muitos pregadores tem asseverado que o Brasil é o maior celeiro de pregadores da atualidade. Isso pode ser uma verdade, pois, temos presenciado a ascensão de muitos pregadores. Todavia a quantidade não me preocupa, entretanto o que tem perturbado o meu espírito é a qualidade de muitos destes pregadores (pregadores?).
A vida que o pregador vive nos bastidores quando ninguém está olhando, as suas reais e mais íntimas motivações, serão reveladas a medida que o mesmo estiver expondo a mensagem. Por algum tempo ele poderá maquiar, fingir, mascarar os seus reais motivos e objetivos, mas não conseguirá essa façanha por muito tempo, mais cedo ou mais tarde tudo virá a tona.
Quando me refiro a mensagens equilibradas, alguém pode pensar que é aquela mensagem elaborada para agradar a gregos e troianos, que não incomoda a ninguém, nem mesmo o diabo. Não. Não é este tipo de mensagem. Mensagem equilibrada é essêncialmente bíblica, onde o arauto está comprometido com Deus e com a Sua verdade. O mundo está carente de ouvir grandes mensagens, não de ouvir supostos grandes pregadores. Nas palavras que ouvi do Pr. Gesiel Gomes: "não existe grandes pregadores, existe sim grandes mensagens". Grandes não no sentido de levar varias horas para serem explanadas, mas pelo conteúdo. Estamos nauseados com mensagens comprometidas com certos sistemas teológicos falidos, com a fama e o status, e alguns vão ao extremo de serem anti bíblicos. Precisamos de pregadores que, de Deus, recebam orientação e inspiração e sejam fiéis na transmissão da mesma. Mensagens que levem em conta não só a realidade terrena mas também a espiritual, que não façam as duas entrarem em atrito.
Ao enviar mensagens às Igrejas da Ásia, em duas podemos observar que estas duas realidades são analisadas. Para Esmirna foi dito que era pobre, mas era rica ( Ap. 2.9), em contra partida para Laodicéia Ele disse que era rica, porem pobre (Ap. 3.17), em ambos os casos as duas realidades foram analisadas.
Então cabe a nós pregadores e ensinadores, usando de todos os meios possíveis, mostrarmos através da pregação e do ensino que, o povo de Deus deve estar preparado para a eminente volta de Cristo, para buscar sua Igreja, no entanto não podemos ignorar o fato de ainda estarmos vivendo na terra.
Wanderson de Paula