WANDERSON DE PAULA - HOMEM DE PALAVRA

..."É necessário que Ele cresça e que eu diminua..."







Páginas

domingo, 24 de outubro de 2010

O Deus que se relaciona com o homem.


Dias 17 e 18 de Setembro, estava com meus queridos irmãos, Pastor Roldão Cunha missionária Ângela Lopes, era a festa do 3º aniversário da igreja que onde os mesmo são pastores.
Nestes dias estivemos reunidos entorno do tema “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo”. Ez. 2.1.
Na sexta feira, dia 17, falamos sobre o Deus que se comunica e se relaciona com o homem - “FALAREI CONTIGO” – em contraste com os deuses que tem boca, mas não falam. Procuramos a demonstrar, que desde o princípio, quando Deus formou o homem, um dos principais propósitos foi o de manter contato, relacionar-se com o homem, que Ele, Deus, criou como coroa da criação.
Com a queda de Adão relacionamento foi interrompido e o resultado foi a inevitável separação entre o homem e Deus (Is. 59.2), mas Deus de muitas formas procurou manter contato, falar com o homem (Hb. 1.1). É interessante notarmos que Deus não depende e não precisaria buscar contato com o homem caído, pois, foi o próprio homem, usando do seu livre arbítrio, responsável por sua queda.
A lógica humana reza que, com raras excessões, que quem é da classe alta, não busca contato com as classes inferiores, apenas com aqueles que são do seu nível social, entre tanto como Deus não é homem, e não costuma agir como um, sempre buscou manter contato com o homem, mesmo esse homem imperfeito.
O ponto mais alto demonstrado por Deus nesta busca de restaurar o relacionamento que havia sido interrompido, foi profetizado por Isaías (7.14): “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel”. O menino seria chamado EMANUEL, que traduzido é Deus conosco.
Para que o relacionamento fosse plenamente restaurado, o Verbo se fez carne, viveu, sofreu morte de cruz, mas ressuscitou ao terceiro dia. Após um período de 40 dias foi visto por Pedro, pelos doze, e por um grupo de quinhentas pessoas, Ele, Jesus, teria de retornar ao céus, mas para que permanecesse em contato com o homem, que agora fora perdoado, foi enviado o Santo Consolador, O Espírito Santo. Ainda hoje podemos usufruir dessa comunhão, desse contato direto com Deus, pois, O Pai enviou o Filho, O Filho veio, morreu, ressuscitou e ascendeu ao céus, mas o Espírito Santo foi enviado não só para ficar conosco, mas para habitar em nós. Amém.

Wanderson de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário